Fazendo um gancho com a postagem anterior, trago aqui mais algumas imagens referentes ao cultivador motorizado Yanmar TC10. Imagens da linha de montagem na fábrica de Indaiatuba e treinamento para mecânicos e operadores da rede de concessionários realizados na própria fábrica. A fábrica possuía grande autonomia na fabricação desta notável máquina pois, dentro de seu processo de produção, contava com uma fundição própria que fornecia todos os componentes de ferro fundido para a fabricação do bloco do motor e da transmissão do TC10, bem como, a fabricação de demais componentes para a montagem final do cultivador motorizado.
O motor monocilindro diesel NB10CE com sistema de refrigeração por Câmara de Evaporação, além de equipar o TC10, poderia ser vendido separadamente e utilizado em várias aplicações. Quando no TC10 o sistema de refrigeração era por radiador de ventilação forçada com ventilador.
Foto tirada da linha de produção do cultivadores motorizados TC10 da década de 70 na fábrica em Indaiatuba. Motor e transmissão possuíam linhas de montagem distintas e após cada montagem se realizava o casamento motor+transmissão.
Linha de montagem do famoso motor série B de fabricação nacional, sucessor do motor NT-F que possuia todos os componentes vindos do japão e era somente montado aqui no Brasil. O NT-F é, historicamente, o primeiro motor Yanmar oficialmente produzido no país a partir do ano de 1961.
Foto tirada do Centro de Treinamento na fábrica, onde cada aluno tinha a tarefa de montar e regular seu próprio motor. Note que o motor do primeiro plano é um NB10 e o que está ao fundo é um modelo NT-F mais antigo.
Foto tirada em um dia de treinamento no campo onde os alunos aprendiam sobre a manutenção e operação dos cultivadores motorizados na prática. Note como esta imagem é rara, onde vemos duas gerações distintas de cultivadores. O modelo TC10 e o modelo Iseki (em vermelho) que já estava em fase de aposentadoria pois foi gradativamente substituído pelo TC10 que possuía motor mais potente e uma nova caixa de transmissão entre outros atributos. O cultivador Motorizado Iseki terá tópico exclusivo em postagem futura.
Ainda existem muitos desses motores trabalhando. Parabéns pelo post.
ResponderExcluirÉ verdade Rafael, muitos guerreiros! Um abraço
ResponderExcluirAchei esse blog interessante, no sitio do meu tio, antigamente a 35 anos atraz tinha um B10, me lembro quando picavam trato com esse motor quando ainda era uma criança, esse motor esta la até nos dias de hoje e funciona perfeitamente, o trem não tem fim, saudades dqueles tempos, boas lembramças.
ResponderExcluirÉ verdade Thiaguito, parece que os equipamentos fabricados antigamente possuíam mais qualidade, ou seja, eram feitos para durar. Não vou desmerecer os motores de hoje em dia mas por questão pessoal prefiro os de antigamente. Os motores da série "B" igual ao utilizado no sítio do teu tio, eram a primeira versão de motores nacionalizados pela Yanmar do Brasil, resistentes e muito duráveis, tornaram-se um exemplo de qualidade. Eles possuem muitas melhorias em relação ao importado NTF isso fez a série "B" um sucesso quando na época do lançamento. Obrigado pela postagem e um Abraço.
ExcluirJá vi este motor aplicado em barcos de pesca aqui no litoral catarinense, são bons e muito resistentes ao trabalho intenso.
ResponderExcluirParabéns pelo seu blog, sua iniciativa de retratar os pequenos tratores nacionais merece incentivo! Fico no aguardo de outras postagens.
Abraço!
Obrigado Douglas fico feliz que gostou. As próximas postagens serão dos micro tratores Kubota, logo vai sair, já estou terminando o material. Obrigado e abraço,
ResponderExcluirTEMOS 2 MODELOS DA ISEKI MITSUI, UM KF-100 COM CARRETINHA ORIGINAL FABRICADO EM 1969 E O OUTRO MODELO KF-200 COM UMA MODIFICAÇÃO QUE FIZ NO EIXO DE COMANDO PARA ACOPLAR UMA CARRETA TRACIONADA!
ResponderExcluirBoa noite Valcir, que jóia que tu tens estas máquinas maravilhosas e funcionando. Por favor, se possível me mande fotos que irei postar em seguida.
ResponderExcluirUm abraço,
boa noite!
ResponderExcluirQual é o seu e-mail, o meu é: valcirlk@gmail.com, meu mensagem para o meu e mando as fotos da carreta traçado do meu iseki!
obrigado pela atenção
Olá amigo, por favor mande para meu e-mail jonasgiesel@hotmail.com. Obrigado
Excluirboa noite! gostei muito das informações miuto eficaz.
ResponderExcluirpois sim amigo uma pergunta por favor vc poderia me dizer o peso esato do yanmar b7 e b8 ? fico no aguardo obrigado!
Boa noite Amigo, o peso do B7 é 90 kilos e do B8 105 kilos ok
ExcluirBoa resposta amigo
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